É preso no Brasil traficante colombiano procurado pela Interpol há 10 anos

Foi preso no último domingo 28, no Brasil, um colombiano condenado por integrar uma quadrilha especializada no tráfico internacional de drogas, que estava foragido há mais de dez anos.

Na lista de procurados da Interpol a pedido das autoridades espanholas, o traficante foi detido em Miranda (MS). De lá, será encaminhado ao sistema prisional de Campo Grande (MS), onde aguardará processo de extradição para a Espanha.

Embora a identidade seja mantida em sigilo pelas autoridades, foi apurado com fontes ligadas à investigação que se trata de Jorge Humberto Florez Morales, de 47 anos. Ele é visto como um indivíduo “de alta periculosidade”, segundo autoridades espanholas. Foi a segunda prisão de um traficante colombiano procurado pela Interpol no Brasil neste ano. Em maio, a PF (Polícia Federal) capturou em Duque de Caxias (RJ) um homem condenado por tráfico de drogas e associação criminosa nos Estados Unidos em 2019. Ele era suspeito de integrar o Cartel de Medellín.

Traficante será extraditado para a Espanha

Coordenada pelo Centro de Cooperação Policial Internacional da Polícia Federal do Rio de Janeiro, a operação que resultou na captura de Morales contou também com a participação de policiais colombianos, bolivianos e da PRF (Polícia Rodoviária Federal). O mandado de prisão preventiva expedido pelo STF (Supremo Tribunal Federal) para que seja feita a extradição foi formulado pelo Escritório Central da Interpol no Brasil com base em informações fornecidas pelas autoridades espanholas. O traficante chegou a ser preso em flagrante em abril de 2010 no aeroporto Barajas, em Madrid, enquanto transportava cocaína. Ele integrava a lista de difusão.

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *