Araguaína reabre parques, bares e escolas particulares

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas (Podemos) decidiu reabrir o Parque Cimba, o principal parque urbano da cidade a partir da próxima quinta-feira (16) e flexibilizar uma série de regras para o funcionamento de bares, restaurantes, escolas e igrejas na cidade. Agora os estabelecimentos alimentícios podem atender até 100 clientes ao mesmo tempo e estão autorizados a servir bebidas alcoólicas. O consumo de álcool segue proibido em áreas públicas da cidade.

Para os templos religiosos, a única limitação passa a ser o distanciamento mínimo de dois metros entre uma cadeira e outra, sem limitação na quantidade de fiéis. As regras de uso do Parque Cimba ainda serão definidas, mas a gestão já adiantou que vai interditar quadras e outros ambientes de esporte de contato para evitar a prática.

Sobre as escolas, a gestão autorizou o retorno das atividades presenciais em escolas particulares e previu o retorno das unidades da rede municipal urbana para agosto. As escolas da zona rural já retomaram as aulas na segunda-feira.

Para justificar a medida, o prefeito disse que a ocupação de leitos na cidade gira entre 50% e 70% e que considera que isso dá margem para a adoção das medidas. Disse ainda que considera que Palmas é o novo epicentro da doença no estado porque em Araguaína há tendência de queda nos números. Nesta terça-feira a cidade confirmou 50 novos casos da doença enquanto na capital foram 120 novos pacientes.

Araguaína segue sendo a cidade mais afetada pela pandemia no Tocantins, com 5.077 casos e 74 mortes. Em Palmas, os dados mais recentes indicam 3.058 casos e 27 mortes.

Para os bares e restaurantes, o número máximo de clientes por mesa subiu para seis. Seguem em vigor as regras de que o atendimento só pode ser feito com o cliente sentado e o encerramento do funcionamento às 22h de domingo a quinta-feira e às 23h às sextas-feiras e sábados.

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *