Governo do Tocantins garante melhorias para a região do Jalapão

 Melhorias nas estradas, acesso às dunas e infraestrutura da Cachoeira da Velha e Fazenda Tri Agro entre as prioridades.

O secretário de Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e responsável pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, a pedido do Governador Mauro Carlesse, encabeçou uma expedição, entre os dias 17 e 18 de janeiro, rumo a região Encantos do Jalapão. O objetivo é resolver questões relacionadas à recuperação de estradas, adequação de infraestrutura e restauração de pontos turísticos. Estiveram presentes também, o presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Sebastião Albuquerque, a secretária de Infraestrutura, Cidades e Habitação, Juliana Passarin, e o diretor de Relações Institucionais da Energisa, Alankardek Ferreira, acompanhados de suas respectivas equipes técnicas.

Durante a visita, o secretário Tom Lyra destacou a preocupação do Governador Mauro Carlesse com a situação de alguns trechos da região. “As estradas que levam aos atrativos do Jalapão estão em boas condições. Alguns trechos específicos precisam de uma atenção especial para facilitar o acesso”, frisou o gestor. De prontidão, Juliana Passarin, que fez questão de conhecer a realidade do lugar, garantiu que serão feitas melhorias. A Secretária explicou que “os pontos críticos da TO 110 serão recuperados. Já na TO 255 haverá transposição da Serra da Muriçoca, com corte para rebaixamento da curva existente. Além disso, o acesso às dunas terá um novo sistema viário, com duplicação da pista”.

Já na Prainha do Rio Novo, a construção de um quiosque que servirá como ponto de apoio para que os turistas possam fazer refeições, encontra-se em fase de levantamento e as obras começam ainda nesta semana. Além disso, os banheiros serão reformados e ampliados para melhor atender os visitantes. Atendendo a uma solicitação do secretário Tom Lyra, o presidente do Naturatins garantiu que a trilha que parte da Cachoeira da Velha e chega até a Prainha, antes interditada, terá seu acesso liberado. “Neste primeiro momento, a trilha passará por uma manutenção e será revitalizada. Certamente, ainda neste mês de janeiro, estará pronta para uso”, esclareceu Albuquerque.

Na cidade de Mateiros, o diretor de Relações Institucionais da Energisa garantiu que um novo gerador será instalado para solucionar o problema relacionado às quedas de energia. “Este novo gerador será capaz de atender tanto os moradores da cidade, quanto os turistas que vêm para cá. Além disso, solucionará o problema dos comerciantes que se queixavam das perdas de alimentos perecíveis”, enfatizou Alankardek Ferreira.

Fazenda Tri Agro

Uma espécie de ponto de apoio das agências de turismo que conduzem os visitantes à Cachoeira da Velha, a Fazenda Tri Agro se destaca pelas histórias ali contadas – seu antigo dono seria o colombiano Pablo Escobar. Há anos, as estruturas da propriedade pertencente ao Governo do Estado que chegou a ser arrendada para o funcionamento de um hotel não recebem manutenção. O objetivo é revitalizar o local para que seja reintegrado aos roteiros turísticos da região.

“Além de chamar a atenção dos visitantes por conta desta curiosidade, a reforma da Fazenda vai garantir maior comodidade tanto para os turistas quanto para os agentes de viagens”, frisou Tom Lyra. Para isso, as equipes técnicas da Adetuc, Seinfra, Ageto e Naturatins realizaram, no local, estudos de viabilidade para a realização das obras.

*Com informações da Secom/TO.

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *