Você tem medo de receber críticas? Saiba como superar este medo.

Por Lunna Dias Psicóloga e Coach

Não se preocupe! Esse é um medo normal do ser humano, segundo uma pesquisa feita por Napoleon Hill, e está junto do medo da pobreza e do medo da morte. Mas por que esse medo de críticas? Primeiramente, o ser humano como ser social tem necessidade de ser aceito e a crítica dá uma abalada nesse projeto, pois se estou sendo criticado não estou “agradando”. Em segundo lugar, receber uma crítica significa que fomos julgados e acabamos confundindo com a auto estima, sendo que é apenas uma opinião. Abala nossa segurança.

 

Agora você já se perguntou por que as pessoas criticam? As críticas podem ser de 3 tipos:
-Das pessoas que te amam e querem te ajudar;
-Das pessoas que não te amam, mas querem te ajudar;
-Das pessoas que não te amam e se incomodaram com você;
Sobre as pessoas que nos amam e que só querem ajudar, às vezes elas ajudam mesmo e, em outras, podem acabar fazendo de uma forma que não é legal. Mas entenda, o modo talvez não foi o mais adequado, mas ela tinha as melhores intenções. Outras vezes a pessoa não necessariamente te ama, mas se importa com você e através do conhecimento que ela tem quer contribuir (geralmente é uma pessoa que está fazendo num nível acima, como um mentor). Já a crítica agressiva, geralmente vem de alguém que se incomodou com algo que você fez e, que provavelmente, ela não faz. Pessoas boas e desenvolvidas não param suas vidas para falar coisas negativas para alguém assim só para deixar mal, lembre-se sempre disso.
Você recebeu uma crítica e analisou que ela veio de uma fonte segura, então vamos analisar a crítica. Pegue dela o que de melhor você pode aproveitar. Isso mesmo! Se ela veio com palavras não tão doces faça você mesmo a tradução. O que você pode aproveitar dessa crítica? Qual a verdade ela traz em si? Que melhorias você pode promover com ela? E lembre-se é só uma opinião, não significa que você é um ser humano sem valor. Tenha sua auto estima positiva e não caia por isso.
Na mesma pesquisa do Napoleon Hill, que citei acima, ele descobriu que 95% das pessoas eram fracassadas em suas vidas (entenda-se como fracasso não ter um objetivo principal) ou seja tinham vidas mornas. Você gosta de café morno? E água morna você bebe? Não e ninguém gosta. Naturalmente se você começa a ser “quente” vai incomodar aqueles que não são, não conseguem e, às vezes, não querem ser quentes (e também não querem que você seja). Se está recebendo críticas é sinal que você está fazendo mais, fazendo diferente e fazendo a diferença nesse mundo.
Como já falei aqui anteriormente, quanto mais você se conhece mais você tem autoconfiança e com esse depósito em dia, criticas serão apenas opiniões, consultoria grátis ou descarrego de um ser humano que precisa de amor, pois está passando por uma jornada difícil .
Você não é mais, você não é menos, você é único!

Sucesso.

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *