TO – Vice-Governador discute PPPs com setor da construção civil visando habitação popular

Na tarde de sexta-feira, 05, o vice-governador Vanderlei Barbosa recebeu, na vice governadoria, no Palácio Araguaia, empresários da construção civil que na oportunidade apresentaram modelo de Parceria Público-Privada visando viabilizar financiamento da Caixa Econômica federal para construção de habitações populares.

A proposta apresentada pelos engenheiros Valdeci Júnior e Edmílson Camilo, que se fizeram acompanhados da Diretora de habitação social, engenheira Roberta Castro, prevê parcerias entre a Caixa Econômica Federal -CEF, Município, Estado e construtoras. Na visão dos empresário essa parceria é uma forma de aquecer o mercado e resolver problemas de algumas cidades na carência de habitações populares. Os recursos viriam através de financiamento da CEF.

O vice-governador disse que a modalidade apresentada é vista com bons olhos pelo governo pois viabiliza investimento no curto prazo e que “As Parcelas permitem que governo e empresários invistam em áreas de interesse público, ou seja, tocadas pela iniciativa privada mediante contratos geridos pelo poder público”.

Na modalidade PPPs, as empresas executam e operam projetos e o governo pode solicitar ao privado que realize investimentos de requalificação do retorno onde serão construídas as  habitações populares, como construção de equipamentos públicos, melhoria de infraestrutura logística, entre outros. É possível ainda buscar a auto-sustentabilidade com ocupações mistas, com construção de lojas e residências, tanto de baixo quanto de alto padrão.

O vice-governador vai abrir agenda para que junto com o governador Mauro Carlesse e o Secretário de Fazenda e Planejamento se discutam, juntos com os empresários, o aporte financeiro para a proposta.

*Com informações do site Norte do Tocantins.

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *