Palmas – Escolas municipais celebram o Dia Internacional de Conscientização do Autismo

Estipulado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007, a data de 2 de abril é marcada pela celebração do Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Reforçando a importância dessa iniciativa, escolas da rede municipal de educação promovem nesta terça-feira, 02, uma programação variada que prevê a realização de palestras, depoimentos, rodas de conversa, exibição de vídeos e apresentações culturais visando ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com a doença que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), acomete cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

Na Escola Municipal Darcy Ribeiro, localizada na quadra Arse 91, a partir das 8 horas, alunos, servidores e familiares, participam das atividades que incluem a palestra ‘Autismo: conheça e abrace essa causa’ que será ministrada pela coordenadora de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal da Educação (Semed), professora Monique Wermuth Figueras; a exibição dos vídeos: ‘Explicando o Autismo’ e ‘Dez coisas que todo autista gostaria que você soubesse’, com o depoimento de Marcos Petry, autista, escritor, palestrante, produtor de conteúdo no canal Diário de um Autista e músico, além de roda de conversa e apresentações sobre o tema.

A Escola de Tempo Integral Olga Benário, localizada na quadra Arso 61, também preparou uma programação alusiva à data. Durante a manhã, a partir das 9 horas, a pauta do evento será marcada por apresentações culturais, declamação de poesia, depoimento de Flávio Zanata que é pai de aluno autista e por uma palestra da professora e psicóloga Rejane Sousa. Já no período da tarde as atividades serão voltadas para roda de conversa com os alunos e a amostra de filmes e vídeos sobre a conscientização do autismo.

Alunos da ETI Caroline Campelo participam de Palestra sobre Autismo

Cerca de 70 alunos da Escola de Tempo Integral (ETI) Caroline Campelo participaram na manhã desta segunda-feira, 1º, de uma palestra sobre Autismo no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) Morada do Sol. A palestra foi ministrada pelas psicopedagogas Mileni Stefanini Santana, professora de Educação Infantil e mãe TEA (que possui filhos com Transtorno do Espectro Autista – TEA) e Tarcyele Borges, pedagoga e também mãe TEA. Ambas são da associação Anjo Azul, instituição que atua na área.

Após a palestra, foi exibido o curta ‘O Casamento da Ararinha Azul’. A ação faz parte da Semana de conscientização sobre o Autismo promovida pelo CEU Morada do Sol, Cras Morada do Sol II, Associação Anjo Azul, em parceria com a ETI Caroline Campelo.

*Com informações da Secom Palmas

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *