Palmas volta a registrar chuva após 120 dias de estiagem.

Após 120 dias, alguns palmenses voltaram a ver chuva em Palmas na manhã deste sábado (21). Imagens feitas por moradores mostram a precipitação na região de Taquaralto, assim como nas regiões central e norte da cidade. A última chuva registrada na capital tinha acontecido no dia 24 de maio, quando foram registrados 24 milímetros de água. A cidade chegou aos 100 dias sem chuva no último dia 1º de setembro.

Um vídeo feito na Associação dos Servidores da Secretaria de Administração do Estado (Assecad) mostra a chuva no estacionamento do local, na região dos Aurenys. A precipitação, mais fraca, também foi registrada por moradores da 912 Sul, 208 Norte e 409 Norte, entre outras.

Apesar disso, o dia amanheceu nublado neste sábado (21), também por causa da fumaça das queimadas que há dias atinge a cidade. A previsão, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de tempo firme com calor de até 40°C.

De acordo com o professor José Luiz Cabral, do Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), o período chuvoso no Tocantins historicamente só começa a partir da segunda quinzena do mês de outubro.

Apesar disso, não é improvável que pancadas de chuva possam aparecer para amenizar o calor. “Nós estamos com a tendência que esse período chuvoso seja de normalidade climática em termos pluviométricos e só deva se iniciar da segunda quinzena, mas podem ocorrer chuvas antes desse período, que são aquelas chuvas folclóricas que a gente tem acompanhado em outras cidades.”

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *