Araguaína homenageia Senador Benedito Boa Sorte na entrega do 1° Eco Parque da Cidade

O reconhecimento da importância do Senador Benedito Vicente Ferreira para o desenvolvimento do Norte de Goiás e hoje, Estado do Tocantins fica eternizado na Cidade de Araguaína com a entrega oficial do Eco Parque Cimba Benedito Vicente Ferreira pelo prefeito Ronaldo Dimas à população.

Oficialmente entregue em 12 de julho, data de nascimento do homenageado, o  Eco Parque Cimba Benedito Vicente Ferreira, já vinha recebendo a aprovação da população com visitas regulares dos moradores de Araguaína.

“Não estamos aqui inaugurando porque a população mesmo já inaugurou. A gente começou com a limpeza da área, retirada das voçorocas, instalamos um grande sistema de drenagem, fizemos a terraplanagem das pistas, e quando o parque tomou forma tinha gente aqui caminhando todos os dias, a toda hora”, lembrou o prefeito Ronaldo Dimas sobre o rápido acolhimento do parque pela comunidade.

A família do homenageado foi amplamente representada pela presença de filha e netos que ouviram do prefeito Ronaldo Dimas ‘ A importância de Benedito Vicente Ferreira como empreendedor, político e cidadão para o desenvolvimento do Norte goiano, hoje Estado do Tocantins.’

Não faltaram  lembranças e nem depoimentos das pessoas presentes que se manifestavam de maneira saudosa quando falavam de suas recordações do homenageado. Como o comerciante Antônio Godói, 65 anos, que disse lembrar até de propaganda de rádio dos produtos da Cimba, como a da gordura levinha. “que cheirinho bom que vem da cozinha, estão cozinhando com a gordura levinha”, referindo-se ao óleo levinha.

Na foto ao lado o prefeito Ronaldo Dimas posa com os netos do homenageado: Paulo Vicente Ferreira, Romulo Ferreira Troncoso e Rafael Batista Ferreira.

 

 

O Parque

Com uma área de cerca de 200 mil metros quadrados, onde passa o Córrego Canindé. Dentre as reformas concluídas está o piso de concreto polido nas ruínas que foram preservadas como patrimônio histórico, gradil de fechamento, iluminação em LED, grama, paisagismo, lago e cascata. Além das academias adulto e infantil a céu aberto, com aparelhos de ginástica e musculação (também para deficientes), ciclovia, pista de caminhada e corrida.

                                         

Qualidade de vida

Lugar de grande recuperação ambiental, o Eco Parque conta com duas pistas de 1,2 km de extensão, uma para ciclismo e outra para caminhada, somando mais de 6.600 metros quadrados de asfalto. A grama colocada na urbanização, além de ser visualmente bonita, é de uma espécie mais resistente ao clima local e tem altura baixa, que protegerá o solo. Gramado muito utilizado em parques por não causar irritações à pele.

 

O Homenageado

Benedito Vicente Ferreira foi o fundador da Companhia Industrial e Mercantil da Bacia Amazônica (Cimba), em 1963, cujas ruínas estão preservadas no centro do Eco Parque. Gerando 500 empregos, a Cimba foi a primeira indústria de Araguaína e de todo o norte goiano, exercendo atividades de extração de madeira; extração, refinamento e envasamento de óleo babaçu; beneficiamento de algodão; beneficiamento e empacotamento de arroz; e indústria de sabão. Em seus 10 anos de existência, a companhia gerava sua própria energia através de uma pequena hidrelétrica implantada no córrego Canindé. Nascido em 12 de julho de 1932, em Urutaí (GO), Benedito Vicente Ferreira, fundou, com o irmão, Ademar Boa Sorte, o Grupo Boa Sorte. Foi deputado e Senador e, por seu caráter desbravador e visionário, exerceu grande influência no desenvolvimento do antigo Norte goiano, hoje Tocantins. Além da Cimba, implantou em Araguaína a Rádio Som Araguaia AM (1964), o frigorífico Frimar, a TV Araguaína e a Rádio Tocantins FM. Faleceu no dia 8 de dezembro de 1997.

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *