Aprenda a fazer um arroz apimentado delicioso e diferente

Esta deliciosa receita feita com arroz vai surpreender a sua família. Inspirada na culinária tailandesa este prato surpreende com o contraste entre o picante da pimenta e a doçura do abacaxi.

Arroz apimentado com abacaxi

Tempo de preparo: 20 minutos

Ingredientes

  • sal
  • 250 g de arroz basmati
  • 1 unidade de abacaxi descascado (400 g)
  • 2 cebolas
  • 1 dente de alho
  • 2 pimentas vermelhas frescas
  • 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • pimenta-do-reino moída na hora
  • 3 a 4 talinhos de erva-cidreira

Modo de preparo

1. Leve 650 ml de água com sal para ferver em uma panela. Despeje o arroz na água e deixe absorver o líquido em fogo baixo, com a panela tampada, por 12 a 15 minutos.

2. Enquanto isso, pique o abacaxi em cubinhos. Descasque a cebola, corte ao meio e depois em fatias finas. Descasque o alho e pique bem. Corte as pimentas vermelhas em anéis finos, com as sementes.

3. Aqueça o azeite em uma frigideira. Frite a cebola por 3 a 4 minutos, até dourar. Adicione os pedaços de abacaxi, o alho e a pimenta e frite também por 1 a 2 minutos.

4. Nesse meio-tempo, descarte o restante da água do arroz e deixe escorrer bem. Adicione à mistura de abacaxi na frigideira e frite tudo em fogo médio por aproximadamente 5 minutos, mexendo. Tempere com sal e pimenta-do-reino.

5. Lave a erva-cidreira e sacuda para secar, descarte os talos, pique as folhas e misture ao arroz.

Dicas do chef

Acompanhamento

Este arroz de inspiração caribenha é um acompanhamento saboroso para coxinhas de frango fritas ou assadas e escalopes de peru ou de vitela.

Com coco

Torre 2 colheres (sopa) de coco ralado em fogo médio, usando uma frigideira sem gordura, até dourar, e salpique sobre o arroz antes de servir.

Preparo esperto

Espalhe o arroz apimentado com abacaxi pronto em uma fôrma refratária rasa e mantenha aquecido no forno a 100ºC.

Variação deliciosa: Arroz picante com gengibre

Cozinhe o arroz basmati (passo 1). Aqueça 2 colheres (sopa) de manteiga em uma frigideira grande antiaderente e torre 4 colheres (sopa) de amêndoas em lâminas até dourar. Acrescente 100 g de gengibre cristalizado em cubinhos bem fininhos, duas pimentas vermelhas frescas cortadas em tiras finas e 100 g de cebolas pequenas (do tipo usado em conservas) fatiadas; frite tudo por 1 minuto. Adicione o alho e frite por mais 2 a 3 minutos. Tempere o arroz com sal e pimenta-do-reino, polvilhe com manjericão picado e sirva.

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *