Bolsonaro é despreparado?

Por Marcos das Neves

 

Bolsonaro é despreparado. Concordo em gênero, número e grau. Mas, dos presidentes que me lembro, quem seria o mais preparado?

Sarney, raposa política. Preparado? Basta dizer que deixou o país com 80% de inflação ao mês!!!

Veio Collor. Preparado? Já havia sido governador, com fama de caçador de marajás e……impeachment!

Entrou Itamar. Preparado? Esse, realmente não estava. Itamar, aos olhos da imprensa era uma figura exótica com seu topete impoluto (Trump morreria de inveja) e apaixonado pela volta do fusca. Sua foto mais famosa ele aparece no carnaval do Rio, em cima de um palanque e fotografado ao lado da modelo Lilian Ramos.

O problema é que ela estava sem calcinha e a “caranguejeira”, tamanho família, apareceu em todo o seu esplendor. A foto correu o mundo. Despreparado assim, Itamar implementou o plano real que estabilizou a economia brasileira até hoje.

Era despreparado, mas, fora a caranguejeira, foi o melhor presidente que tivemos nos últimos anos.

Veio FHC. Esse sim era preparado, sociólogo, intelectual, pensador, escritor e tudo mais, fez um bom governo surfando na onda do Plano Real (de Itamar). Mas o chamado o “Príncipe” quis um segundo mandato. Como não existia reeleição, ele inventou uma. Comprou deputados, cedeu aqui e ali, abriu uma banca de secos & molhados no Congresso. Negociou cargos, fez favores, vendeu a sociológica alma e aprovou a reeleição. Despreparadamente, manchou, indelevelmente, sua biografia.

Entra Lula. Era preparado? Definitivamente não. Era folclórico e dizia coisas como “menas pessoas”. Mas fez um excelente primeiro governo. Depois, mais preparado, no segundo, começou o loteamento do governo. Lambuzou-se e depois de eleger Dilma duas vezes foi para uma temporada em Curitiba.

Aí veio Dilma. Preparada? Sem comentários. Dilma não se encaixa em nenhuma definição. Absolutamente única! Preparada? Nunca. Foi mal na economia, na política e no resto. Talvez a mais despreparada pessoa a ocupar o cargo. Resultado: impeachment!!!

Veio Temer. Preparado? Claro, foi Presidente da Câmara, professor de Direito Constitucional, Secretário de Segurança. Um vasto currículo. Também era expert no preparo das picanhas da Friboi (J&F). Saiu com a PF nos seus calcanhares.

Diante disso tudo, Bolsonaro é melhor preparado ou despreparado?

Preparo é conversa para boi dormir, igual a história do rosa e do azul. Qualquer pessoa com dois neurônios sabe o que a ministra quis dizer (Aliás, ela também é muito despreparada.). O que importa é o caráter, não roubar e não deixar roubar.

Nessa discussão inócua, boba e infantil, fico com o que já dizia a filósofa e vidente Dilma Roussef: “Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder…”.

*Marcos das Neves é Consultor de Educação e Professor em Goiás.

Comentários

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *